Nesse texto breve vou compartilhar algumas coisas que aprendi ao fazer não um lançamento, mas 48 lançamentos na Hardcore. Mas antes de colocar os aprendizados vou me apresentar brevemente porque esse será o primeiro post de uma série de outros que farei. Prazer, Jordão Bevilaqua, sou COO da Hardcore. Isso significa que sou responsável por viabilizar as metas de crescimento do ponto de vista de operação (pessoas, processos e sistemas).
Mas e ai? O que isso tem haver com lançamento?
O lance é que eu acredito que cargo não diz nada sobre ninguém, então vou falar rapidinho sobre mim: Trabalho desde 2001 com o mercado digital, ao longo de décadas nesse mercado eu trabalhei com campanhas presidenciais, tive agência, fui consultor nos mais diversos e variados mercados, fundei empresas, fiz alguns M&As (compras e vendas das empresas), fui responsável por tráfego de vários milhões de reais, operei marcas em mais de 16 países e gosto de desafios, por isso vim para a Hardcore.
Na verdade, o fato de eu gostar de desafio é o que ao primeiro e mais fundamental aprendizado. Que você ao ler isso rápido pode até parecer vazio ou simples demais para ser escrito, mas vou compartilhar aqui porque é diferente de tudo que eu já fiz.
Acerte de primeira
Quando eu trabalhei com marketing digital na VTEX, onde fui responsável pelo Growth da marca orientado a SMB, traduzindo eu fui responsável pela expansão e aquisição de clientes de pequeno e médio porte. A mentalidade central era: Erre para aprender e não espere! Refaça, teste a aprenda.
Isso é maravilhoso conceitualmente: Você monta alguma ação já pensando que ela não pode dar certo e já vai fazendo a próxima para entrar em ação.
O que está em jogo?
Mas e quando “a ação” é uma aposta de vida de uma empresa ou especialista? Aqui na Hardcore é frequente especialistas que estão apostando tudo ou empresas que já tentaram de tudo para obter resultado e não tiveram. Por isso eu compartilho esse aprendizado que meus sócios Pedro Hora (ex Globo) e Rodrigo Schmidt (ex PwC, GPA e co-fundador da SBCopy) me trouxeram:
Para fazer um lançamento a análise, estudo e aprofundamento da estratégia, dados e mercado tem que acontecer forma exaustiva! Não existe atalho nisso. O planejamento precisa ter gente das mais variadas áreas de conhecimento para ser sólido e tudo isso ser confrontado de várias formas diferentes até ficar claro um norte bem embasado.
Isso não garante o sucesso, mas aumenta DEMAIS a chance de ele acontecer!
Não se dê por vencido
O planejamento, um Hardbriefing de projeto extremamente profundo e uma análise detalhada são a chave para se obter os melhores e mais eficientes resultados. Mas caso isso não aconteça eu vi especialistas e empresários desanimando completamente. Ai entrou um outro aprendizado muito legal que o Fernando (nosso Head de Estratégia) me ensinou:
O um lançamento ou campanha, não importa o tipo, seja Lançamento Espartano, Lançamento Meteórico, Lançamento Perpétuo, Lançamento Possuído e muitos outros não acabam nem quando acabaram. Uma equipe que já passou por todos nas variadas formas e mercados é verdadeiramente capaz de mudar os rumos.
Aí entra um fator muito importante para quem está lançando e para quem está liderando uma campanha como Executivo: A resiliência emocional. Se manter ouvindo, dialogando, procurando alternativas e entendendo o que está levantado muitas vezes de até outros mercados ou casos que já passamos é a chave do sucesso.
Um mês = Um ano
Em 3 meses, eu participei diretamente de 48 lançamentos. O que não significa que foram apenas esses que aconteceram. Na verdade, não foram (risos), foram mais! A Hardcore tem áreas de especialidade formadas por mais de 20 pessoas, isso faz com o que os aprendizados sejam MUITO acelerados. O que me faz em absolutamente nenhum momento estar em zona de conforto, eu já acordo pensando: O que vamos evoluir hoje e mudar completamente.
Trabalhar com tantas pessoas diferentes me expõe a visões e pensamentos diferentes desde a postura impecável de comprometimento com o trabalho como a Henrique (nosso gerente do Escritório de Projetos) e a frieza calculista do Bax (nosso Head de Copy). Por isso um aprendizado que trago é baseado em uma brincadeira interna “em 1 mês fora da Hardcore aqui dentro nós evoluímos o equivalente a 1 ano”.
E qual a grande sacada para lançamento?
Mas como assim? Simples. E esse é o aprendizado: Trabalhe com empresas diversas, tenha parceiros de negócios capacitados, contrate quem realmente sabe e já passou pelo que você busca resolver no seu lançamento. E isso não é papo de vendedor, lógico a ideia é que esse parceiro seja a Hardcore para tudo, mas caso não seja não aceite alguém menor que os melhores. Porque no fim, mesmo que você não saiba, ter alguém para trocar experiências fará você ser o melhor também.
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